Senado Federal planeja comemorações em 2024 para celebrar os 200 anos de sua criação, incluindo eventos culturais e legislativos.

O Senado Federal tem preparado uma série de eventos legislativos e culturais para celebrar os 200 anos de sua criação. O espetáculo com o maestro João Carlos Martins e o seminário internacional sobre Democracia e Novas Tecnologias estão entre os destaques da programação.

O espetáculo “Senado 200 Anos: uma jornada histórica rumo ao futuro” promete ser uma celebração da arte nacional, contando com a presença do maestro João Carlos Martins e a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, além de outros artistas convidados. O evento, que acontecerá no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, contará com entrada gratuita, em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), proporcionando acesso à cultura para a população.

No âmbito do seminário internacional “Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital”, especialistas do Brasil e de outros países discutirão os impactos da digitalização sobre a sociedade. O evento tem como objetivo debater as transformações sociais decorrentes do uso disseminado de novas tecnologias digitais, contando com a participação do renomado sociólogo e professor espanhol Manuel Castells.

Além disso, o Senado também planeja a distribuição de material didático em todo o país, incluindo a produção de um Almanaque da Cidadania, criado pelo cartunista Maurício de Souza, que reunirá noções sobre a Constituição Federal e contará a história da Casa, mostrando sua importância e papel central na construção da cidadania brasileira desde a sua fundação.

A programação comemorativa inclui ainda o lançamento de publicações e a realização de exposições, como a exposição “Senado 200 Anos: conectando passado e futuro”, que destacará a história da instituição e promoverá a conscientização e valorização cultural.

O Senado também abrirá suas instalações para visitação centrada nas comemorações. Durante todo o ano, os visitantes terão a oportunidade de vivenciar experiências imersivas de realidade virtual e participar de visitação dramatizada, com a intervenção artística de personagens marcantes da história do Senado Federal.

Por fim, o Senado também promove a edição deste ano do Programa Jovem Senador, que seleciona estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado. O tema deste ano é “Os 200 anos do Senado e os Desafios para o Futuro da Democracia”.

As atividades em celebração ao bicentenário do Senado Federal prometem ser marcantes e engajar a sociedade brasileira na história e importância do Poder Legislativo no país. Com a diversidade de eventos planejados e a abertura das instalações para visitação especial, o Senado busca celebrar e educar sobre seu papel na democracia brasileira.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo