Delegação israelense liderada pelo diretor do Mossad desembarca em Paris para avançar em direção a uma trégua em Gaza

Uma missão importante está em curso neste sábado, liderada por uma delegação israelense encabeçada pelo diretor do Mossad, David Barnea. O objetivo é desbloquear as negociações para uma trégua em Gaza, em meio aos intensos bombardeios que resultaram na morte de quase 100 palestinos nas últimas 24 horas, de acordo com informações do Hamas.

David Barnea chegou a Paris na sexta-feira trazendo consigo a missão de avançar em direção a um novo cessar-fogo que inclua a libertação dos reféns ainda retidos em Gaza. A situação na região, sob o domínio do Hamas desde 2007, é cada vez mais crítica, com a Organização das Nações Unidas alertando para o risco iminente de “fome em larga escala” devido à escassez de alimentos e água provocada pelo cerco imposto por Israel.

As negociações em Paris ocorrem após a apresentação de um plano pós-guerra para Gaza pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu. Contudo, o projeto recebeu críticas dos Estados Unidos, aliado estratégico de Israel. A proposta, que sugere que Israel mantenha o controle da segurança no território, foi rejeitada pelo Hamas e pela Autoridade Palestina.

O Hamas acusa o Exército israelense de realizar mais de 70 bombardeios em Deir al Balah, Khan Yunis e Rafah, no centro e sul de Gaza. Nas últimas 24 horas, pelo menos 92 vidas foram perdidas de acordo com o Ministério da Saúde de Gaza.

A situação é desesperadora na região, com relatos de moradores como Um Wajdi Alha, de Jabalya, descrevendo a falta de água e comida. Netanyahu enfrenta uma crescente pressão diante de uma guerra que deixou grande parte dos habitantes de Gaza à beira da fome, como alerta a ONU. As negociações seguem em Paris, com esperanças de um acordo que possa trazer alívio e estabilidade para a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo