Donald Trump espera ampla vitória nas primárias republicanas na Carolina do Sul, estado de Nikki Haley, em disputa crucial pelo partido.

O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, está confiante em sua vitória nas primárias republicanas que serão realizadas neste sábado na Carolina do Sul, estado de origem da ex-governadora Nikki Haley. Esta etapa é crucial na disputa interna do partido pelo posto de candidato à Casa Branca.

Aos 77 anos, Trump é o favorito para a indicação republicana, tendo vencido as três primárias anteriores e sendo o causador da desistência de vários adversários. Apenas Nikki Haley continua desafiando o ex-presidente, pedindo aos eleitores que compareçam em massa às urnas. A ex-governadora afirma que é necessário uma nova geração de líderes conservadores para substituir Trump, cuja gestão ela considera caótica.

Um dos destaques deste sábado foi a declaração polêmica de Trump, insinuando que afro-americanos simpatizam com sua candidatura devido aos seus problemas judiciais. Haley classificou os comentários como “repugnantes”, e os democratas também se incomodaram com a associação entre afro-americanos e criminalidade.

Os resultados das primárias serão divulgados às 19h locais, podendo indicar um caminho mais claro para Trump rumo à nomeação do Partido Republicano. Após a Carolina do Sul, o próximo embate entre Trump e Haley ocorrerá no Michigan na terça-feira, seguindo-se a data mais importante do calendário político americano, a Superterça, em 5 de março.

A expectativa é que as primárias se encerrem no máximo em 19 de março, quando Trump espera iniciar rapidamente a campanha contra Joe Biden, presidente democrata em busca da reeleição. O ex-presidente terá que conciliar comícios e tribunais devido a julgamentos iminentes, enquanto Haley promete seguir na disputa para não tomar o “caminho fácil” de desistir.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo