Famílias dos presos palestinos detidos por Israel sofrem sem notícias desde o ataque do Hamas: “Esperamos que você ouça estas palavras”

Desde o ataque do Hamas em 7 de outubro, as famílias dos presos palestinos detidos por Israel têm vivido em angústia pela falta de notícias sobre seus entes queridos e pelas condições difíceis de detenção nas prisões israelenses. Essa realidade tem sido relatada pela emissora de rádio Ajyal, que todas as sextas-feiras transmite o programa “Mensagens para os presos”, onde dezenas de pessoas têm a oportunidade de falar com seus parentes encarcerados.

Nesses testemunhos transmitidos pelo programa, é possível ouvir os soluços reprimidos, frequentemente emanados de crianças, pedindo que suas palavras de amor e preocupação alcancem os presos. O aumento no número de detenções desde o início dos conflitos entre Israel e o Hamas elevou o número de prisioneiros palestinos de 5.200 para 9.000, de acordo com associações de defesa dos detentos.

A falta de informações sobre o paradeiro dos presos tem gerado uma onda de preocupação entre as famílias que aguardam ansiosamente por notícias. O diretor de redação da rádio Ajyal, Walid Naser, ressalta a angústia dos familiares e a incerteza que recai sobre os prisioneiros palestinos.

Após o ataque do Hamas, as autoridades penitenciárias israelenses decretaram estado de emergência nas prisões, o que culminou em um aumento das condições severas de detenção para os palestinos. Além disso, as visitas dos representantes do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) às prisões dos territórios ocupados também foram interrompidas, segundo o Clube dos Prisioneiros, uma ONG palestina que monitora a situação dos detidos nessas áreas.

Diante dessas circunstâncias, organizações de defesa dos direitos humanos têm denunciado abusos e maus-tratos nas prisões, além de relatos de mortes de palestinos sob custódia israelense. A incerteza e a angústia continuam a pairar sobre as famílias palestinas, que anseiam por notícias e esperam que a situação dos presos seja amenizada. A tensão entre Israel e o Hamas gerou um cenário de apreensão e sofrimento para as famílias palestinas, que clamam por respostas e soluções para uma situação cada vez mais instável e delicada.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo