Credencial para Trabalhadores Desempregados garante viagens gratuitas no sistema de transporte metropolitano de São Paulo

No cenário atual de aumento do desemprego, uma iniciativa tem se destacado em São Paulo para auxiliar os trabalhadores que estão em busca de recolocação no mercado de trabalho. Trata-se da Credencial para Trabalhadores Desempregados, que permite viagens gratuitas no sistema metropolitano de transporte, incluindo a CPTM, EMTU e Metrô.

Segundo informações da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), a medida visa proporcionar aos cidadãos desempregados a oportunidade de continuar procurando emprego e cumprindo suas obrigações diárias sem se preocupar com os custos de locomoção. Para solicitar a credencial, é necessário estar desempregado por um período entre 30 e 180 dias, com validade de 90 dias e acesso integrado gratuito aos transportes.

Os interessados devem comparecer ao posto de emissão da credencial na estação Palmeiras-Barra Funda da CPTM, portando documentos como RG, CPF, carteira de trabalho com a baixa do último emprego e rescisão do último contrato de trabalho. Em 2023, mais de 24 mil pessoas foram beneficiadas com essa iniciativa, representando um aumento significativo em relação ao ano anterior.

Além disso, para os ônibus intermunicipais, moradores ou trabalhadores da região do ABC Paulista e algumas áreas específicas da capital paulista têm direito ao benefício. O solicitante deve estar desempregado há mais de dois meses e menos de seis meses, com validade de 28 dias corridos. A EMTU emitiu mais de 140 credenciais no último ano, demonstrando a importância dessa ação para os desempregados.

É importante ressaltar que os usuários podem obter mais informações através do telefone 0800 055 0121 e dos sites da CPTM e Metrô. Essas medidas visam amenizar os impactos do desemprego na vida das pessoas, garantindo o acesso ao transporte público enquanto buscam por novas oportunidades de trabalho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo