BNDES e GFANZ firmam parceria para plataforma de financiamento climático brasileiro durante Fórum de Finanças Climáticas.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Glasgow Financial Alliance for Net Zero (GFANZ) anunciaram uma parceria para a construção de uma plataforma destinada a mobilizar o financiamento climático no Brasil. O presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, e Mark Carney, enviado especial da Organização das Nações Unidas (ONU) e copresidente da GFANZ, assinaram uma carta de intenção durante o Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas, realizado em São Paulo.

A ideia da plataforma é reunir projetos brasileiros aptos a receber investimentos financeiros, focados na descarbonização da economia, geração de empregos sustentáveis, investimentos em tecnologias de baixo carbono e no desenvolvimento de economias sustentáveis que preservem a natureza e a biodiversidade do país. Esse ambiente único buscará atrair investidores nacionais e internacionais, a fim de ampliar os investimentos no Brasil e desenvolver novos mecanismos de financiamento para soluções baseadas na natureza.

Mercadante ressaltou que as prioridades do governo no momento incluem projetos relacionados à energia e ao reflorestamento da Amazônia. A criação desta plataforma é vista como uma oportunidade para atrair mais recursos e acelerar a transição energética e o restauro da floresta amazônica. Carney também destacou a importância da iniciativa, considerando a singularidade da economia brasileira e sua biodiversidade, afirmando que os resultados alcançados no Brasil podem servir de exemplo para o mundo.

Durante o evento, que antecedeu a reunião do G20 em São Paulo, Ministros de Finanças e presidentes dos bancos centrais das maiores economias do mundo se encontraram para discutir questões financeiras e climáticas. A assinatura da carta de intenção entre o BNDES e a GFANZ demonstra o compromisso do Brasil em liderar esforços para combater as mudanças climáticas e promover um desenvolvimento econômico sustentável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo