MEC divulga segunda chamada do Prouni com maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005.

O Ministério da Educação (MEC) anunciou hoje a lista dos candidatos pré-selecionados na segunda chamada do Programa Universidade para Todos (Prouni) de 2024. Nesta edição, serão oferecidas um total de 406.428 bolsas, sendo 308.977 integrais e 97.451 parciais em 15.482 cursos de 1.028 instituições de ensino superior em todo o país.

Segundo o MEC, esta é a maior oferta de bolsas desde a criação do programa em 2005, demonstrando o compromisso do governo em ampliar o acesso à educação superior no Brasil. Os candidatos pré-selecionados devem agora apresentar a documentação necessária na instituição de ensino onde foram aprovados, no período de 27 de fevereiro a 7 de março, para comprovar as informações prestadas durante a inscrição. A entrega pode ser feita pessoalmente ou de forma eletrônica.

A primeira chamada do Prouni ocorreu no dia 6 de fevereiro, e agora os selecionados na segunda chamada têm a oportunidade de garantir sua vaga e iniciar sua jornada acadêmica. O Prouni, criado em 2004, oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições privadas de ensino.

O programa ocorre duas vezes ao ano e é destinado a estudantes sem diploma de nível superior, levando em consideração critérios como a renda familiar bruta mensal por pessoa e a formação escolar do candidato. Com o Prouni, o governo busca democratizar o acesso à educação superior e promover a inclusão social por meio da formação acadêmica.

Em resumo, o Prouni representa uma importante ferramenta de incentivo à educação no Brasil, abrindo portas para milhares de estudantes que almejam cursar uma faculdade e construir um futuro melhor para si mesmos e para o país como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo