Sonda Odysseus da Intuitive Machines envia primeiras imagens do sul da Lua, marcando retorno dos EUA ao satélite após 50 anos

A primeira empresa privada a pousar na Lua acaba de enviar suas primeiras imagens do ponto mais ao sul do satélite natural da Terra. A sonda Odysseus, da empresa americana Intuitive Machines, divulgou as fotos em sua página na rede social X, mostrando o momento da descida do módulo hexagonal e o regolito da cratera Malapert A. Essa conquista marca o retorno dos Estados Unidos ao solo lunar após mais de 50 anos.

Apesar do sucesso da alunissagem, a sonda enfrentou contratempos durante a descida, incluindo uma falha no sistema de navegação que fez com que a nave tombasse de lado ao invés de pousar verticalmente. Mesmo assim, a comunicação com os controladores de voo de Nova Control foi mantida e a missão segue em andamento.

A Nasa, agência espacial americana, delegou a realização dessa missão a empresas privadas, como parte da estratégia de viabilizar viagens mais frequentes e com menor custo, além de fomentar uma economia lunar que possa sustentar a presença humana de forma duradoura na Lua. Com a missão Artemis, a agência busca explorar o polo sul da Lua antes de enviar astronautas em uma nova missão emblemática.

Apesar dos pequenos inconvenientes enfrentados durante a alunissagem da sonda Odysseus, o astrônomo Jonathan McDowell enfatizou que o projeto da Nasa está no caminho certo. Ele ressaltou que, embora haja desafios a serem superados nas futuras missões, o sucesso da missão atual é um passo importante rumo aos objetivos do programa Artemis e à presença humana mais duradoura na Lua.

A notícia do sucesso da sonda Odysseus na Lua se destaca em meio a outras informações de destaque no cenário internacional, demonstrando o avanço e a importância das conquistas espaciais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo