Comissão de Segurança Pública ouve novo secretário nacional de Políticas Penais e discute fuga de detentos em presídio de segurança máxima

A Comissão de Segurança Pública realizou uma importante audiência nesta terça-feira (27) para ouvir o novo secretário nacional de Políticas Penais, André Garcia. Em uma reunião fechada, os senadores presentes puderam fazer questionamentos sobre a recente fuga de dois detentos do presídio de segurança máxima de Mossoró, localizado no Rio Grande do Norte.

Durante o encontro, foi discutida a situação da segurança nas penitenciárias federais e a necessidade de medidas que possam evitar episódios como o ocorrido em Mossoró. Os senadores demonstraram preocupação com a eficiência do sistema prisional e questionaram os protocolos de segurança adotados para evitar fugas e garantir a integridade dos detentos e dos agentes penitenciários.

Ao término da reunião, o senador Sérgio Moro, representante da União-PR, anunciou que o governo se comprometeu a enviar uma proposta de reestruturação da carreira dos policiais penitenciários federais para ser avaliada pelo Congresso Nacional. Essa proposta visa melhorar as condições de trabalho desses profissionais, bem como aumentar a eficiência e segurança do sistema prisional como um todo.

A preocupação com a segurança pública é uma pauta constante no cenário político nacional, e eventos como a audiência com o secretário nacional de Políticas Penais são essenciais para debater soluções e aprimoramentos no sistema carcerário brasileiro. Espera-se que, com as medidas propostas pelo governo e a atuação conjunta do Legislativo, seja possível promover melhorias significativas na área de segurança penitenciária e, consequentemente, garantir a ordem e a tranquilidade da sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo