Governo federal prepara projeto de reestruturação da carreira dos policiais penais federais, após fuga de presos em Mossoró.

O governo federal está finalizando um projeto que visa reestruturar a carreira dos policiais penais federais. A informação foi divulgada pelo senador Sergio Moro após uma reunião reservada da Comissão de Segurança Pública com o secretário nacional de Políticas Penais. O objetivo é proporcionar uma nova regulamentação legal para os policiais que lidam com os criminosos mais perigosos do país, uma atividade de extremo risco que já resultou em assassinatos de ex-policiais penais no passado.

Durante a reunião, o secretário nacional de Políticas Penais esclareceu dúvidas dos parlamentares sobre as medidas adotadas em resposta à fuga de dois presos do presídio federal de segurança máxima de Mossoró, no Rio Grande do Norte. O senador Moro ressaltou a importância de reestruturar a carreira dos policiais penitenciários federais e apontou a necessidade de uma reestruturação financeira.

Outra medida mencionada pelo senador Moro é a construção de muralhas nos presídios que ainda não possuem esses muros de proteção, visando reforçar a segurança nas unidades prisionais. Ele destacou a importância de acompanhar e cobrar o cumprimento desse planejamento por parte do governo.

A fuga dos detentos do presídio de Mossoró tem sido destaque nos últimos dias, com centenas de agentes de segurança mobilizados para recapturar os fugitivos. A investigação sobre a fuga está em andamento e corre em segredo de justiça. Senadores presentes na audiência cobraram rigor nas apurações e punição para eventuais envolvidos.

Sugestões legislativas também foram apresentadas durante a reunião, com propostas de melhorias para o sistema penitenciário federal. Entre as sugestões, está a construção de um presídio federal em cada estado e a elaboração de um projeto de lei que leve em consideração critérios de segurança e proteção na contratação de empresas para serviços nas unidades federais.

A audiência contou com a presença de diversos senadores, que manifestaram preocupação com a segurança nos presídios federais e reforçaram a necessidade de aprofundar as investigações sobre a fuga dos detentos. A expectativa é de que o governo federal adote medidas efetivas para garantir a excelência dos presídios federais e evitar novas fugas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo