Jovem com síndrome de Down é reconhecido internacionalmente por trabalho pela inclusão social no Brasil.

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) fez um pronunciamento nesta terça-feira (27) no Senado Federal, onde solicitou que seja registrado nos Anais da Casa um voto de aplauso ao jovem goiano João Vitor de Paiva Bittencourt, de 22 anos. João Vitor tornou-se o primeiro conselheiro jovem com síndrome de Down no Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e foi elogiado por sua contribuição para o avanço da inclusão social no Brasil.

Segundo o senador, João Vitor trouxe para os debates na instituição propostas e um olhar diferenciado das pessoas com deficiência, sendo reconhecido e elogiado por sua participação. Com uma grande visibilidade nas redes sociais, ele se tornou uma referência na luta pela inclusão, combatendo o capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência, em suas palestras.

Além disso, Kajuru ressaltou o reconhecimento do trabalho de João Vitor em todo o Brasil. Em 2023, o Instituto Mano Down o elegeu como um dos cinco influenciadores mais importantes com deficiência no país, e ele recebeu uma homenagem no Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência na Câmara dos Deputados.

O senador destacou a importância da presença de João Vitor no Conselho de Jovens da Unicef e elogiou o Fundo das Nações Unidas no Brasil por proporcionar um espaço livre de discriminação para os jovens atuarem. Segundo Kajuru, a atuação incansável e participativa do jovem de 22 anos é um exemplo de como não faz sentido discriminar pessoas com deficiência.

Por fim, o senador enfatizou que João Vitor merece os aplausos por sua atuação e que seu trabalho pela desconstrução do preconceito, ampliação da representatividade e empoderamento de pessoas com deficiência é reconhecido em todo o país. A inclusão social é um tema essencial e a participação de João Vitor é um passo importante nesse caminho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo