França busca estabelecer tributação mínima para bilionários em negociações internacionais aceleradas no G20, afirma ministro Le Maire.

O ministro da Economia e Finanças da França, Bruno Le Maire, expressou o desejo do país em acelerar as negociações internacionais para estabelecer uma tributação mínima para bilionários durante uma cúpula do G20 dos Ministros de Finanças, realizada em São Paulo. Le Maire afirmou aos repórteres que a França está empenhada em avançar com esse processo em nível internacional, buscando combater a otimização fiscal para pessoas em todo o mundo.

Recentemente, quase 140 Estados concordaram em estabelecer uma tributação mínima para as multinacionais, por meio da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Esse acordo consiste em dois pilares, visando uma melhor distribuição da tributação para gigantes tecnológicos, e um imposto mínimo de 15% sobre as empresas. Agora, Le Maire defende a necessidade de um “terceiro pilar” que envolva a tributação mínima para indivíduos mais ricos, visando evitar a evasão fiscal.

O ministro destacou a importância de evitar a otimização fiscal a nível internacional para garantir a eficácia das medidas adotadas. Ele ressaltou que a França pretende liderar o debate e a implementação dessas políticas, considerando a necessidade de combater a desigualdade de tratamento fiscal entre os mais ricos e os menos privilegiados. Segundo ele, os países membros do G20 que compõem o 1% mais rico viram suas taxas de imposto sobre o rendimento diminuírem drasticamente nas últimas décadas, evidenciando a urgência de reformas nesse sentido.

Diante desse cenário, a França se posiciona como um defensor da tributação mínima para bilionários e busca acelerar as discussões internacionais para implementar essa medida. O debate sobre a justiça fiscal e a necessidade de combater a evasão fiscal ganha destaque no cenário global, com a França liderando esforços nesse sentido.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo