Incêndios florestais fora de controle no Texas afetam fábrica de bombas nucleares nos EUA em meio a evacuações e estradas fechadas

Nesta quarta-feira (28), um total de 32 incêndios florestais assolam o norte e nordeste do estado do Texas, nos Estados Unidos. O maior desses incêndios está fora de controle até o momento, deixando várias localidades em estado de evacuação e estradas fechadas devido à propagação das chamas.

Durante a noite de terça-feira, a Pantex, principal fábrica americana de bombas nucleares, precisou interromper temporariamente suas atividades devido à proximidade com uma das cidades afetadas. A empresa anunciou que retomaria suas operações normalmente na quarta-feira.

Os incêndios mais significativos ocorrem na região conhecida como Panhandle, que abrange cerca de 255.600 hectares, conforme informações do Serviço Florestal do Texas. Dos 32 focos de incêndio, seis estão classificados como “ativos”, enquanto os demais estão sob controle ou contidos, ainda que continuem queimando.

O maior incêndio ativo, chamado de Smokehouse Creek, já queimou aproximadamente 202.000 hectares e ainda não está controlado. Este é o segundo maior incêndio florestal que o Texas enfrenta desde 1988, de acordo com dados oficiais.

A prefeitura da cidade de Borger, próxima ao maior incêndio, informou em sua página no Facebook que, com a diminuição dos ventos e o aumento da umidade, os trabalhos para aumentar o controle dos incêndios começariam nesta quarta-feira. Enquanto isso, a cidade de Fritch permanece sem eletricidade e água, com as autoridades locais orientando a população a permanecer em abrigos.

O governador do Texas, Greg Abbott, declarou estado de desastre natural em 60 condados, a fim de desbloquear recursos para combater os incêndios. As condições meteorológicas previstas indicam que o calor e a seca devem persistir nos próximos dias, podendo agravar a situação dos incêndios.

Com ventos leves previstos para a quarta-feira, as autoridades locais permanecem em alerta devido ao potencial de crescimento dos incêndios florestais. Espera-se que a situação seja controlada com o auxílio do tempo mais favorável, mas a população deve permanecer atenta e seguir as orientações das autoridades para garantir sua segurança.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo