Israel bombardeia posições perto de Damasco em meio a crescentes tensões regionais com o Hamas em Gaza.

Israel bombardeou nesta quarta-feira (28) posições próximas de Damasco, a capital da Síria, em meio a crescentes tensões regionais desde o início do conflito com o Hamas em Gaza. A informação foi divulgada por um meio de comunicação estatal sírio.

Segundo a televisão estatal da Síria, as defesas antiaéreas do país responderam a uma agressão israelense nos arredores de Damasco e conseguiram derrubar a maioria dos mísseis lançados. Um correspondente da Agência France-Presse (AFP) em Damasco relatou ter ouvido fortes explosões e sirenes de ambulâncias.

Os bombardeios tinham como alvo posições onde grupos apoiados pelo Irã estão baseados, incluindo o Hezbollah libanês, de acordo com informações do Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH), uma ONG com sede no Reino Unido que conta com uma ampla rede de informantes no terreno.

Desde o início da guerra civil na Síria em 2011, Israel realizou centenas de ataques aéreos contra o país vizinho. Os alvos principais têm sido grupos armados apoiados pelo Irã, como o Hezbollah, e também posições do exército sírio. Apesar de raramente comentar os ataques na Síria, Israel tem deixado claro que não permitirá que o Irã expanda sua presença no país.

Esses ataques têm se intensificado desde o início do conflito de Israel contra o Hamas em 7 de outubro. A situação na região permanece tensa, com ambos os lados se preparando para possíveis confrontos futuros. As autoridades de ambos os países seguem em alerta máximo, e a comunidade internacional observa com preocupação o desenvolvimento desses eventos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo