Volume de resíduos no mundo atingirá 3,8 bilhões de toneladas em 2050, alerta ONU em relatório urgente sobre gestão sustentável.

A Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um alerta preocupante nesta quarta-feira (28) sobre o volume de resíduos no mundo. De acordo com o relatório apresentado pelo Programa das Nações Unidas para o Ambiente (PNUMA), em 2023, o volume de resíduos atingiu a marca de 2,3 bilhões de toneladas e a previsão é que esse número cresça exponencialmente, chegando a 3,8 bilhões de toneladas em meados do século.

Segundo a ONU, a crise será ainda mais grave nos países onde os métodos de tratamento de resíduos ainda são poluentes, como a utilização de aterros sanitários e incineração sem recuperação. Estima-se que o custo direto e indireto do tratamento de resíduos quase duplique, chegando a 640 bilhões de dólares anuais até 2050.

O relatório ressalta a urgência de iniciar uma redução drástica dos resíduos e investir na economia circular como forma de mitigar os impactos ambientais e econômicos causados pelo acúmulo de resíduos no planeta. Durante a 6ª sessão da Assembleia das Nações Unidas para o Meio Ambiente, a ONU destacou a importância de manter os resíduos sob controle e implementar melhores métodos de tratamento para limitar os custos associados.

Além disso, o relatório sugere que avançar para uma economia circular, adotar melhores práticas industriais e realizar uma gestão abrangente de resíduos poderia gerar um lucro líquido de mais de 100 bilhões de dólares por ano. A diretora do PNUMA, Inger Andersen, enfatizou a necessidade de atuação dos atores públicos e privados para encontrar oportunidades de criar sociedades mais sustentáveis diante do desafio cada vez maior dos resíduos no mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo