Especialistas debatem importância da educação midiática para orientar juventude diante das novas tecnologias manipuladoras de informação.

Na manhã desta quinta-feira (29), a Comissão de Educação (CE) realizou um importante debate sobre a educação midiática, fundamental para orientar os jovens diante das crescentes possibilidades das novas tecnologias manipularem os processos de informação. Especialistas que participaram da audiência ressaltaram a importância de desenvolver habilidades críticas para analisar e participar do ambiente midiático em todos os seus formatos.

O requerimento para a realização da audiência foi apresentado pelo senador Flávio Arns (PSB-PR) e aprovado em fevereiro. Durante o debate, o senador Wellington Fagundes (PL-MT) enfatizou a necessidade de políticas públicas que garantam o acesso às novas ferramentas tecnológicas para professores e alunos, especialmente diante do cenário de pandemia que evidenciou a importância da tecnologia na educação.

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A educação midiática foi apontada como essencial para aprimorar a qualidade do ensino, formar cidadãos mais críticos e conscientes, melhorar o debate público e combater a disseminação de notícias falsas. Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, destacou a importância de orientar os estudantes sobre a identificação de conteúdos manipulados por inteligência artificial, ressaltando que o tema é relevante em nível internacional.

O diretor do departamento de Direitos na Rede e Educação Midiática da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Meirelles, destacou a colaboração do governo federal com países como França, Alemanha e Reino Unido na construção de projetos de educação midiática. Já Ismar de Oliveira Soares, presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais em Educomunicação (ABPEducom), ressaltou a necessidade de empoderar a comunidade por meio da educação midiática.

O jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad ressaltou a importância da troca de experiências internacionais sobre o assunto e expressou preocupação com a disseminação de fake news através da inteligência artificial. Ele destacou a necessidade de consolidar um hábito e uma cultura de educação midiática na sociedade para enfrentar os desafios atuais.

A discussão na Comissão de Educação demonstrou a relevância do tema da educação midiática e a necessidade de políticas públicas que promovam habilidades críticas para lidar com a informação no ambiente midiático em constante transformação.

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