México analisa possibilidade de impor visto aos canadenses em retaliação à decisão de Ottawa

O governo mexicano está considerando a possibilidade de exigir visto dos cidadãos canadenses, em resposta à decisão de Ottawa de impor a cobrança de visto aos mexicanos. Em um comunicado, a Chancelaria mexicana informou que o governo se reserva o direito de agir com reciprocidade diante da medida adotada pelo Canadá.

O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, fez uma “repreensão fraterna” ao Canadá pela decisão de reintroduzir a exigência de visto para os mexicanos. Ele destacou a importância do intercâmbio econômico entre os dois países e ressaltou que o México ajudou o Canadá a participar do Tratado de Livre Comércio da América do Norte.

López Obrador afirmou que o governo mexicano foi fundamental para convencer a administração do ex-presidente americano Donald Trump a manter o Canadá na negociação do acordo comercial, que entrou em vigor em 1994 e se tornou o T-MEC em julho de 2020.

O Canadá havia retirado a exigência de vistos para os mexicanos em 2016, mas agora voltou atrás. Algumas isenções serão aplicadas, como a possibilidade de os cidadãos mexicanos que tenham tido visto canadense nos últimos dez anos ou visto americano válido pedirem uma autorização de viagem eletrônica simples para viajar ao Canadá.

A medida do Canadá é uma resposta à alta taxa de pedidos de asilo feitos por mexicanos em 2023, dos quais 17% foram apresentados por cidadãos do México. A decisão de Ottawa vem em meio à pressão do premiê de Quebec, François Legault, que alertou para a sobrecarga de solicitações de asilo em sua província.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo