Repórter Recife – PE – Brasil

Senado presta homenagem a mulheres destacadas na defesa dos direitos e questões de gênero com Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz.

Na manhã de quarta-feira (6), o Senado Federal realizou uma sessão solene para homenagear e premiar cinco mulheres com o Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz. Este prêmio anual é concedido em comemoração ao Dia Internacional da Mulher e reconhece o trabalho e a dedicação de mulheres que se destacaram na defesa dos direitos e questões de gênero no Brasil.

As homenageadas deste ano foram selecionadas pela Bancada Feminina do Senado, que é liderada pela senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB). Entre as premiadas estão a ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Luciana Lóssio, a promotora de Justiça Dulcerita Alves, a delegada Eugênia Villa e as professoras Gina Vieira Ponte de Albuquerque e Mary Ferreira.

Luciana Lóssio, primeira mulher a ocupar o cargo de ministra do TSE, também foi indicada para integrar o Conselho Nacional dos Direitos Humanos, demonstrando sua competência e engajamento em questões importantes para a sociedade. Já Dulcerita Alves atua incansavelmente na Promotoria da Mulher do Ministério Público da Paraíba, combatendo a violência contra a mulher por meio de projetos como o Florescer e Refletir.

A delegada Eugênia Villa se destaca por ser a primeira mulher a ocupar o cargo de corregedora da Polícia Civil no estado do Piauí, além de ter sido responsável pela criação da primeira delegacia de investigação de feminicídios do país. Por sua vez, Gina Vieira Ponte de Albuquerque, criadora do Projeto Mulheres Inspiradoras, recebeu reconhecimento internacional por seu trabalho em prol da educação em direitos humanos.

Por fim, Mary Ferreira, mestra em Políticas Públicas e especialista em igualdade de gênero, também foi premiada pelo Senado pela sua valiosa contribuição para a promoção da igualdade. Essas mulheres exemplares são um verdadeiro símbolo de luta e superação, inspirando a todos com sua dedicação e comprometimento.

Os trabalhos da sessão solene tiveram início às 10h e contaram com a presença de autoridades e convidados, em um momento de celebração e reconhecimento do papel fundamental das mulheres na sociedade. A premiação do Diploma Mulher-Cidadã Bertha Lutz, instituída pelo Senado em 2001 e inspirada na renomada bióloga e advogada Bertha Lutz, foi um marco na história das homenagens às mulheres brasileiras que lutam por seus direitos e por uma sociedade mais justa e igualitária.

Sair da versão mobile