Brasil realiza Dia D de Mobilização contra a Dengue em ação integrada nacional para combate ao mosquito Aedes Aegypti

Neste sábado (2), o Ministério da Saúde está promovendo em todo o país o Dia D de Mobilização contra a Dengue. O evento, intitulado Brasil unido contra a dengue, tem como propósito realizar uma ação integrada de mobilização em nível nacional, convocando diversos setores da sociedade para conscientizar a população sobre os riscos e procedimentos de prevenção da doença.

Com o tema Dez minutos contra a dengue, a mobilização nacional pretende reforçar as medidas de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti. A participação de agentes de saúde, ministros, governadores, prefeitos e secretários será maciça, com o intuito de serem os principais porta-vozes no combate ao mosquito transmissor da dengue.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, recentemente se reuniu com os secretários estaduais de Saúde de todo o território nacional para mobilizá-los em torno dessa iniciativa, destacando a importância da união e cooperação de todos os estados no enfrentamento do surto da doença.

De acordo com os dados divulgados, o Brasil já registrou mais de um milhão de casos prováveis de dengue desde o início do ano, com 258 mortes confirmadas e 651 óbitos ainda em investigação. O coeficiente de incidência da dengue é de 511,4 casos para cada grupo de 100 mil habitantes neste momento, de acordo com o Painel de Monitoramento das Arboviroses.

O governo federal também lançou recentemente a campanha Dez minutos contra a dengue, incentivando os cidadãos a dedicarem parte de seu tempo semanal para o combate à doença. O objetivo é que, com apenas dez minutos por semana, as pessoas possam adotar medidas simples, mas eficazes, para eliminar possíveis criadouros do mosquito, como caixas d’água, vasos de plantas, sacos de lixo e recipientes semelhantes.

Portanto, a mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde pretende alertar a população sobre a gravidade da dengue e a importância de realizar ações preventivas para evitar a proliferação do mosquito transmissor e, consequentemente, contribuir para a redução do número de casos da doença em todo o país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo