Prefeitura do Recife inaugura quinta fábrica de cidadania na Zona Sul com investimento de R$10,8 milhões e presença de ministro dos Direitos Humanos.

A manhã deste sábado (2) foi marcada pela inauguração do Centro Comunitário da Paz (Compaz) Paulo Freire, na cidade do Recife. Em um evento que contou com a presença do prefeito João Campos e do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, o quinto Compaz da cidade foi inaugurado no bairro do Ibura, localizado na Zona Sul da capital pernambucana.

Com um investimento de aproximadamente R$ 10,8 milhões, o Compaz Paulo Freire oferecerá à comunidade local atividades de arte, educação, esportes, lazer e diversos serviços. Estima-se que mensalmente o equipamento atenda cerca de 20 mil moradores dos bairros do Ibura, Jordão, Cohab e Barro (RPAs 5 e 6). Com mais de 3 mil m² de área construída, o espaço abriga um Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), um laboratório da Primeira Infância e dois espaços amplos de convivência.

Além disso, o Compaz Paulo Freire oferecerá serviços prioritários de atendimento básico, como Procon, Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Central de CadÚnico, Junta Militar e Atendimento à Mulher. O local contará ainda com salas de estudos no contraturno escolar, Unidades de Tecnologia na Educação e Cidadania (UTEC), bebeteca (espaço de apoio ao desenvolvimento especialmente voltado para bebês), atividades esportivas e culturais, danças, artes e multidisciplinares, auditório e mirante.

Esta inauguração marca o quinto Compaz da cidade do Recife, sendo a rede reconhecida pela ONU com o Prêmio de Serviço Público por sua excelência no serviço. Dessa forma, o Compaz Paulo Freire reforça o compromisso da Prefeitura em promover a cidadania e o bem-estar da população. A iniciativa está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e se destaca como um exemplo a ser seguido em âmbito nacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo