Cidade do Rio de Janeiro inicia vacinação contra dengue em crianças de 12 anos com meta de imunizar 354 mil jovens

Nesta segunda-feira (4), a cidade do Rio de Janeiro deu início à imunização de crianças de 12 anos de idade contra a dengue. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, aproximadamente 37,7 mil doses da vacina já foram aplicadas no município, com foco no público de 10 e 11 anos de idade, que também continua sendo contemplado com a vacinação.

A vacina contra a dengue é administrada em duas doses, com um intervalo de três meses entre elas, e está disponível em todas as 238 unidades de atenção primária da cidade. A meta estabelecida pela cidade do Rio de Janeiro é imunizar cerca de 354 mil crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos até o final de março. Essa faixa etária foi selecionada pelo Ministério da Saúde por apresentar um maior risco de hospitalização devido à dengue.

Para receber a vacina, é necessário que a criança esteja acompanhada de um responsável e que seja apresentado um documento de identificação ou a certidão de nascimento. Aqueles que tiveram um quadro recente de dengue devem aguardar seis meses desde o início dos sintomas antes de receber o imunizante.

A iniciativa de vacinar crianças e adolescentes visa não apenas protegê-los da dengue, mas também contribuir para a redução dos casos de hospitalização devido à doença. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta a importância da vacinação como uma medida preventiva eficaz para controlar a propagação do vírus da dengue na cidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo