Mais de 1,5 mil médicos iniciam programa Mais Médicos em 624 municípios do Brasil para reforçar atendimento via SUS

Nesta segunda-feira (4), mais de 1,5 mil médicos intercambistas e brasileiros formados no exterior deram início ao primeiro módulo de acolhimento e avaliação do programa Mais Médicos. Com a expectativa de reforçar o atendimento via Sistema Único de Saúde (SUS) em 624 municípios e 15 distritos sanitários indígenas em todas as regiões do país, esses profissionais passarão por uma etapa presencial e obrigatória em Brasília e Belo Horizonte.

De acordo com o Ministério da Saúde, esta edição do programa contará com a participação de 1.515 médicos brasileiros com diploma do exterior e 82 estrangeiros. Após a conclusão desta fase, os profissionais se unirão aos médicos já em atividade pelo programa, que em 2023 já contava com 28,2 mil vagas preenchidas em 82% do território nacional, beneficiando aproximadamente 86 milhões de brasileiros.

Um dos grandes feitos do programa Mais Médicos foi alcançar a marca de 100% de atendimento nos 34 distritos sanitários especiais indígenas (DSEIs), proporcionando uma significativa melhora na assistência prestada a essa população que enfrentava anos de desassistência.

Para garantir a preparação adequada dos profissionais, o módulo de acolhimento e avaliação é realizado em parceria com o Ministério da Educação, incluindo aulas sobre a legislação, atribuições e funcionamento do SUS, protocolos clínicos de atendimentos, além de diretrizes específicas do estado e município em que atuarão.

Uma novidade importante para o programa Mais Médicos em 2024 é a abertura do processo seletivo direcionado ao atendimento de populações em vulnerabilidade, como pessoas privadas de liberdade ou em situação de rua. Além disso, formações específicas serão oferecidas aos médicos intercambistas que lidarão diretamente com grupos que demandam habilidades específicas, abordando temas como violência, uso de álcool e drogas, infecções sexualmente transmissíveis e saúde mental.

Essa iniciativa demonstra a constante evolução do programa Mais Médicos e a preocupação em garantir um atendimento de qualidade e humanizado para todos os cidadãos, especialmente aqueles em situações de maior vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo