Super Terça: o dia crucial das eleições americanas com destaque para Trump x Haley e o voto de protesto democrata

Nesta terça-feira, os eleitores americanos foram às urnas em 15 estados diferentes, incluindo grandes como Califórnia e Texas, para escolher os candidatos que irão representar os partidos Democrata e Republicano nas eleições gerais de novembro. Essa data, conhecida como Super Terça, é considerada a mais importante da primeira fase das eleições nos Estados Unidos, pois costuma definir a configuração final da corrida pela Casa Branca.

Mais de um terço dos delegados de cada partido estava em jogo nesta Super Terça, totalizando 865 delegados do Partido Republicano (35% do total nacional) e 1.420 do Partido Democrata (30%). Os critérios para distribuição dos delegados variam de acordo com o estado, podendo o vencedor levar todos ou conforme o resultado nos distritos eleitorais. Para obter a nomeação na Convenção Nacional, o vencedor precisa de pelo menos 50% do total de delegados.

Embora essa data seja crucial nas prévias americanas, é improvável que qualquer dos candidatos alcance o número mínimo de delegados para a nomeação nesta Super Terça. Tanto Trump quanto Biden precisam de um número considerável de delegados para chegarem lá. A contagem dos votos também pode ser atrasada devido à escolha de representantes locais, senadores e deputados em muitos estados.

O foco nestas eleições está no campo republicano, com Donald Trump sendo o favorito à nomeação, mas enfrentando a oposição de Nikki Haley. A ex-governadora da Carolina do Sul venceu sua primeira prévia em Washington D.C., mas segue atrás de Trump. Nas pesquisas de boca de urna, Trump tem o apoio de muitos eleitores republicanos, que acreditam que ele ainda seria apto a ser presidente mesmo se condenado em processos criminais.

Já no lado democrata, Biden não enfrenta grandes concorrentes, mas sua campanha tenta conter a mobilização de eleitores contrários ao seu apoio a Israel na guerra em Gaza. Uma votação surpreendente em Michigan, onde muitos eleitores marcaram a opção “sem compromisso” nas cédulas, pode influenciar os resultados da Super Terça. Com isso, as eleições americanas continuam movimentando o cenário político internacional e despertando o interesse do mundo todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo