Venezuela marca eleições presidenciais para 28 de julho após acordo entre governo e oposição em mesa de negociação.

As eleições presidenciais na Venezuela estão marcadas para o dia 28 de julho, conforme anunciado pelo presidente do Conselho Nacional Eleitoral (CNE), Elvis Amoroso, em uma coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (5). O acordo entre governo e oposição definiu essa data para a realização do pleito.

É esperado que o atual presidente Nicolás Maduro busque a reeleição para mais um mandato de seis anos, porém, até o momento, sua candidatura ainda não foi formalizada. O período para inscrição dos candidatos será entre os dias 21 e 25 de março, conforme detalhado por Amoroso.

Mesmo após vencer as primárias da principal coalizão opositora, a Plataforma Unitária, a ex-deputada María Corina Machado teve sua inabilitação política ratificada pelo Tribunal Supremo de Justiça em janeiro. No entanto, ela insiste em suas aspirações de concorrer nas eleições presidenciais.

A campanha eleitoral está programada para ocorrer entre os dias 4 e 25 de julho, de acordo com as informações divulgadas pelo presidente do CNE. Após a confirmação da inabilitação de María Corina Machado, os Estados Unidos anunciaram que reativariam suas sanções contra o petróleo, o gás e o ouro da Venezuela, que haviam sido flexibilizadas em decorrência dos acordos para a realização das eleições.

É necessário ressaltar que o processo eleitoral na Venezuela tem despertado interesse e preocupaç& preocupações em âmbito internacional, principalmente devido aos embates entre o governo de Maduro e a oposição. As eleições de 28 de julho serão um momento crucial para o futuro político do país sul-americano e devem ser acompanhadas de perto pela comunidade internacional.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo