Ataque de rebeldes houthis a navio comercial no Golfo de Áden deixa dois mortos e seis feridos, informam autoridades americanas.

Nesta quarta-feira (6), autoridades americanas confirmaram um ataque com mísseis balísticos realizado por rebeldes houthis contra um navio comercial no Golfo de Áden, deixando dois membros da tripulação mortos e seis feridos. Este ataque marca a primeira vez que uma ação do grupo iemenita, apoiado pelo Irã, resulta em vítimas fatais desde o início dos ataques contra embarcações no Mar Vermelho e no Golfo de Áden, em outubro do ano passado, como retaliação à ofensiva israelense na Faixa de Gaza.

O navio atingido foi o cargueiro M/V True Confidence, com bandeira de Barbados e propriedade da Libéria. Os houthis afirmaram que o ataque foi preciso e causou um incêndio na embarcação, que foi abandonada logo em seguida. Em nota, o grupo apontou que a operação de direcionamento ocorreu após a tripulação do navio ignorar mensagens de alerta das forças navais do Iêmen.

O porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Matthew Miller, lamentou as mortes ocorridas no ataque, afirmando que os houthis continuam a lançar ações imprudentes, sem se importar com a segurança de inocentes que transitam pelo Mar Vermelho. Os Estados Unidos e outros países implementaram uma força multinacional de proteção marítima e realizaram bombardeios contra posições dos rebeldes no Iêmen como resposta aos ataques.

O Golfo de Áden, por onde várias embarcações passam em rota para a Europa através do Canal de Suez, tem sido alvo frequente dos houthis, gerando preocupações e reduções significativas no tráfego marítimo. A ONU reportou uma queda de 42% nos trânsitos mensais pelo Canal de Suez devido aos ataques, afetando o comércio global.

Com mais de 45 ataques registrados, os ataques dos houthis representam uma ameaça séria à segurança marítima e ao comércio internacional. As autoridades americanas afirmaram que os culpados serão responsabilizados e medidas adicionais serão tomadas para proteger as vias navegáveis da região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo