Ministério da Saúde antecipa vacinação contra gripe com distribuição de doses da vacina Influenza aos estados.

O Ministério da Saúde iniciou a distribuição das doses da vacina contra a Influenza, o vírus da gripe, para os estados na última segunda-feira. Com isso, o calendário de vacinação pode ser antecipado em todo o país.

A campanha de vacinação contra a gripe, que normalmente tem início em maio, foi adiantada para o dia 25 de março devido ao aumento da circulação de vírus respiratórios no Brasil, como anunciado pelo ministério em fevereiro. A entrega antecipada das doses pelo Instituto Butantan e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) possibilitou a antecipação da vacinação.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou o esforço do Instituto Butantan e da Fiocruz em antecipar a entrega das vacinas, ressaltando que o ministério publicará uma nota técnica nesta quarta-feira informando quais são os grupos prioritários da campanha.

Os municípios serão responsáveis por definir a data de início da vacinação após a chegada das remessas, o que costuma ocorrer poucos dias depois da distribuição das doses. Vale ressaltar que a antecipação da campanha é válida para todas as regiões do Brasil, exceto a região Norte, onde a vacinação acontece no segundo semestre.

O acordo entre o governo e o Instituto Butantan prevê a distribuição de 81,8 milhões de doses da vacina, sendo que cinco milhões já foram entregues na última semana e as demais 70,2 milhões serão enviadas até o mês de abril. Além disso, está prevista a entrega de 6,6 milhões de doses adicionais em setembro para a vacinação na região Norte.

Com a antecipação da campanha de vacinação contra a gripe e a distribuição eficiente das doses, o Ministério da Saúde busca garantir a imunização da população contra o vírus da Influenza e prevenir a disseminação da doença no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo