Ministra da Cultura destaca importância da participação social na 4ª Conferência Nacional de Cultura, que discute próximo Plano Nacional de Cultura.

Acontece no Ministério da Cultura a 4ª Conferência Nacional de Cultura (4ª CNC), que entrou em seu terceiro dia nesta quarta-feira (6). Segundo informações do MinC, o setor cultural representa 3,11% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e emprega mais de 7,5 milhões de pessoas.

O encontro reúne gestores, trabalhadores e fazedores da cultura, além da sociedade e governo de todo o país, para debater os temas que devem integrar o próximo Plano Nacional de Cultura. O PNC é fundamental na orientação do poder público na formulação de políticas culturais e na destinação de recursos para o setor.

Durante a conferência, salas temáticas abordam questões como o desenvolvimento de programas e projetos, reconhecimento e valorização dos profissionais, acesso a editais de cultura, promoção e preservação da diversidade cultural e economia criativa. A ministra da Cultura, Margareth Menezes, destaca a importância da participação social e da escuta atenta para a construção do novo plano nacional de cultura.

Nos debates do Eixo 6 da conferência, que trata do Direito às Artes e Linguagens Digitais, foi pedido garantia de fornecimento permanente de internet, popularização de softwares livres, e editais de digitalização de acervos. Os participantes também clamaram pela reintegração de telecentros e Pontos de Cultura Viva, visando a inclusão digital e o acesso à informação.

No 5º eixo, referente à Economia Criativa, os produtores culturais buscam financiamento, profissionalização e acesso a mercados. A solicitação por editais mais acessíveis e por capacitação para compreensão dos mesmos foi enfatizada, visando uma maior democratização nos processos de seleção e distribuição de recursos.

Dentro do tema da formalização dos trabalhadores do setor cultural, representantes sindicais apontaram a importância de regulamentações específicas, à semelhança do projeto de lei que regulamenta a atividade de motoristas de aplicativos. A busca por soluções e o fortalecimento da política cultural nacional foram destacados como fundamentais para o avanço do setor.

A 4ª CNC segue com intensos debates e reflexões sobre os rumos da cultura no Brasil, com a participação de diversos atores envolvidos no setor e visando propostas efetivas para o desenvolvimento e fortalecimento da cultura no país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo