Senador Romário propõe audiência pública para discutir o Dia Internacional da Síndrome de Down e combater estereótipos e capacitismo

A Comissão de Esporte (CEsp) aprovou o requerimento do senador Romário (PL-RJ) para a realização de uma audiência pública com o intuito de debater e conscientizar sobre o Dia Internacional da Síndrome de Down e a campanha “Chega de estereótipos, abaixo o capacitismo”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU). O encontro está marcado para o dia 21 de março, às 9h, e promete ser um importante momento de reflexão e sensibilização para a causa.

O Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado em 21 de março, tem um significado especial, pois faz referência aos três cromossomos presentes no par 21, caracterizando essa condição genética. A data foi proposta pelo Brasil e aprovada pela Assembleia Geral da ONU em 2011, tornando-se um marco para a conscientização e inclusão das pessoas com Síndrome de Down.

Dentre os convidados para a audiência pública estão nomes de destaque, como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) José Antonio Dias Toffoli, o músico Gabriel Cheib, a professora de educação física e dança Priscila Mesquita de Almeida, a diretora de Comunicação da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down Melina Sales, e a advogada Ana Figueiredo. Além deles, também estão previstas as presenças de Renato Sophia Nunes Dias, representante da Federação Brasileira das Associações de Síndrome de Down, o intérprete de Libras Gabriel Camargo, e membros da iniciativa Expedição 21 e da equipe do filme “Cócegas”.

Essa audiência pública se apresenta como uma oportunidade para ampliar o debate e sensibilizar a sociedade sobre a importância da inclusão e do combate aos estereótipos e preconceitos enfrentados pelas pessoas com Síndrome de Down. A presença de figuras de renome e representantes de diversas áreas reforça a relevância do evento e a importância do tema em questão. A expectativa é de que o encontro resulte em ações e reflexões para promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária para todos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo