Repórter Recife – PE – Brasil

Comissão parlamentar de inquérito investiga danos ambientais em Maceió causados por mineradora Braskem e convoca diretor-geral da ANM.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga danos ambientais em Maceió, causados por empreendimentos da mineradora Braskem, terá uma importante reunião nesta terça-feira (12). O diretor-geral da Agência Nacional de Mineração (ANM), Mauro Henrique Moreira Sousa, será ouvido pelos parlamentares a partir das 9h. Vale ressaltar que a convocação inicialmente estava marcada para o dia 6, porém foi solicitado um adiamento devido a compromissos de Mauro.

Além do diretor-geral da ANM, outros dois convocados também estarão presentes na reunião. José Antônio Alves dos Santos, superintendente de fiscalização da ANM, e Walter Lins Arcoverde, ex-diretor de fiscalização do extinto Departamento Nacional de Pesquisa Mineral (DNPM), serão ouvidos pelos senadores. A ANM tem competência para fiscalizar atividades de mineração, que estão no centro da investigação em Maceió.

Os pedidos para a realização dessas oitivas partiram dos senadores Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Rogério Carvalho (PT-SE), este último atuando como relator do colegiado. A cidade de Maceió enfrenta problemas desde a década de 70, quando iniciou-se a exploração do mineral sal-gema, utilizado na produção de PVC. A Braskem assumiu a atividade em 1996 e, desde então, a população local tem enfrentado afundamentos no solo e evacuações de bairros inteiros.

A reunião está marcada para ocorrer no plenário 2 da ala Senador Nilo Coelho, no anexo II do Senado. O objetivo dessas oitivas é esclarecer as responsabilidades da ANM e de seus representantes na fiscalização das atividades mineradoras que impactaram negativamente a população de Maceió. A sociedade aguarda atentamente por mais informações e por possíveis desdobramentos desse importante processo de apuração.

Sair da versão mobile