No entanto, apesar desse cenário positivo, um dos principais desafios enfrentados pelo setor agropecuário no Brasil é o escoamento da produção. O modal rodoviário ainda concentra a maior parte do transporte, em detrimento das ferrovias e hidrovias, o que dificulta o acesso aos portos, especialmente na parte norte do país.
A Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária (CNA) destaca que a região acima do paralelo 16°S, que abrange estados como Mato Grosso e o Matopiba, tem se destacado como uma das principais fronteiras agrícolas do país. No entanto, apesar de produzir 69% de toda a soja e milho, apenas 34% dessa produção é escoada pelos portos do Arco Norte, que vão do Amazonas até a Bahia.
A necessidade de investimentos em infraestrutura logística é apontada como essencial para garantir o escoamento da safra brasileira nos próximos anos. A ampliação do modal ferroviário, a melhoria das rodovias e a expansão das hidrovias são medidas que poderiam contribuir significativamente para a eficiência logística do país.
Além disso, a Lei dos Portos, aprovada em 2013, permitiu a concorrência entre portos públicos e terminais privados, incentivando investimentos no setor. A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) destaca que houve 48 leilões de portos até o momento, promovendo o desenvolvimento da infraestrutura portuária nacional.
No entanto, é importante ressaltar que os desafios logísticos enfrentados pelo Brasil requerem um esforço conjunto do setor público e privado para que o país possa aproveitar todo o potencial do agronegócio. A modernização e expansão da infraestrutura de transporte são fundamentais para impulsionar a economia e garantir a competitividade do setor no mercado internacional.