Turquia se dispõe a sediar diálogos de paz entre Rússia e Ucrânia, anuncia presidente Erdogan em coletiva de imprensa.

Em uma coletiva de imprensa realizada em Istambul ao lado do presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, o presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, anunciou na última sexta-feira sua disposição em sediar diálogos de paz entre Rússia e Ucrânia. Erdogan reiterou seu apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia, destacando seu comprometimento em trabalhar pelo fim da guerra e por uma paz justa e negociada.

Como membro da Otan, a Turquia conseguiu manter boas relações tanto com Moscou quanto Kiev desde o início da invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022. Erdogan ressaltou sua intenção de alcançar um acordo entre as partes para garantir a segurança do transporte comercial no Mar Negro, fazendo referência a um novo mecanismo que poderia assegurar a segurança alimentar, a troca de prisioneiros e as garantias de navegação na região.

Vale ressaltar que o presidente turco desempenhou um papel crucial como mediador ao facilitar um acordo que permitiu o transporte de cereais ucranianos no Mar Negro em julho de 2022, sob os auspícios da ONU. No entanto, o pacto chegou ao fim quando a Rússia se retirou do acordo um ano depois.

Esse gesto de Erdogan demonstra sua atuação diplomática e sua busca por soluções pacíficas em meio ao conflito entre Rússia e Ucrânia. A disposição da Turquia em sediar diálogos de paz pode abrir caminho para o estabelecimento de um cenário mais favorável para negociações e resoluções diplomáticas entre as partes envolvidas. Resta aguardar os desdobramentos e as possíveis respostas de Rússia e Ucrânia diante dessa proposta de mediação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo