Ailton Krenak reflete sobre a vida e o movimento indígena em conversa com adolescentes de unidades socioeducativas no Paraná.

Na última quinta-feira (7), o líder indígena e escritor Ailton Krenak, membro da Academia Brasileira de Letras, participou de uma conferência virtual com aproximadamente 200 adolescentes e 30 professores de 19 unidades socioeducativas no Paraná, no Clube de Leitura. Com a saudação marcante de que é necessário ampliar nossas poéticas de viver em um mundo repleto de desafios, Krenak mergulhou em uma conversa profunda sobre seu livro “Um rio um pássaro”, que traz memórias e reflexões sobre a vida e a formação do movimento indígena no Brasil.

O encontro com Krenak foi uma experiência especial para os jovens que participam do Clube de Leitura, iniciativa que busca estimular a leitura entre os internos das unidades socioeducativas. Desde 2018, o Centro de Socioeducação de Londrina II vem promovendo a leitura como uma ferramenta de transformação e educação para os jovens em situação de vulnerabilidade. Através de videoconferências, os adolescentes têm a oportunidade de debater sobre diversos livros e até mesmo interagir com os próprios autores.

Além de Krenak, outros escritores renomados participaram do Clube de Leitura, como Itamar Vieira Júnior, Edi Rock, Laurentino Gomes, padre Júlio Lancelotti e Ferréz, proporcionando aos jovens um contato direto com a literatura e a cultura. A presença desses autores tem gerado reflexões profundas nos adolescentes, ampliando seus horizontes e estimulando a busca pelo conhecimento.

O desembargador Ruy Muggiat, que também participa das videoconferências, destaca a importância do Clube de Leitura como espaço de compartilhamento de experiências e aprendizado mútuo. A professora Maria Moreira reforça a identificação dos jovens com o livro de Krenak, destacando a relevância de promover a leitura como instrumento de resgate da identidade indígena.

Para o futuro, o Clube de Leitura prepara a vinda de novos autores, como Marina Miyazaki Araujo e até mesmo o ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, em uma proposta de ampliar o diálogo sobre temas relevantes para a sociedade. A iniciativa, que já foi premiada pelo CNJ, reforça o compromisso com a educação e a cultura como pilares fundamentais para a reintegração social e o desenvolvimento dos adolescentes em situação de vulnerabilidade.

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