Caminhões de ajuda humanitária entram no norte da Faixa de Gaza sob ameaça de fome em projeto piloto de Israel.

Nesta terça-feira (12), caminhões cheios de ajuda humanitária acessaram diretamente o norte da Faixa de Gaza, que se encontra em uma situação crítica de fome. O Exército israelense implementou um “projeto piloto” para permitir a entrada desse auxílio na região.

Segundo as diretrizes do governo, seis caminhões que transportavam ajuda humanitária do Programa Mundial de Alimentos (PMA) conseguiram entrar no norte da Faixa de Gaza a partir do território israelense. Desde o início do conflito entre Israel e o movimento Hamas, a ajuda humanitária para Gaza tem sido restringida pelo Exército israelense, especialmente na região norte.

O PMA das Nações Unidas alertou para o risco iminente de uma “catástrofe humanitária” no norte de Gaza e solicitou que Israel abrisse mais pontos de entrada terrestre para os comboios de ajuda. Diante dessa urgência, o Exército israelense promoveu esse projeto piloto, cujos resultados serão apresentados aos responsáveis governamentais.

Apesar dos esforços para fornecer assistência por ar e mar, a ONU e as ONGs humanitárias ressaltam que os comboios de ajuda por via terrestre são essenciais e não podem ser substituídos. Mesmo sem mencionar diretamente o projeto piloto, o PMA celebrou o fato de um comboio ter conseguido chegar à Cidade de Gaza, no norte, beneficiando cerca de 25.000 pessoas.

Diante do cenário de fome no norte de Gaza, o PMA reivindicou a necessidade de a ajuda chegar diariamente e por pontos de entrada diretos. A situação na Faixa de Gaza é crítica e requer a cooperação de todos os envolvidos para lidar com a crise humanitária que assola a região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo