MPF ajuíza ação para demolição da Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, após desabamentos e impactos ambientais detectados.

A Ciclovia Tim Maia, que liga os bairros de São Conrado e Leblon, na zona sul do Rio de Janeiro, se tornou alvo de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público Federal (MPF) com o objetivo de sua demolição. A estrutura, que foi inaugurada em 2016, desabou tragicamente apenas três meses depois, resultando na morte de duas pessoas. Em 2018, outro incidente ocorreu, quando cerca de 30 quilômetros da ciclovia cederam durante um temporal.

Desde 2019, a ciclovia está interditada por determinação da Justiça, causando transtornos e impedindo o acesso dos cidadãos à estrutura. A prefeitura realizou obras na tentativa de reabrir a ciclovia, mas o MPF alega que os acidentes anteriores são o resultado da localização inadequada da estrutura e de erros no projeto.

Segundo o Ministério Público Federal, a construção da Ciclovia Tim Maia desrespeita a legislação, uma vez que está localizada em área de preservação permanente onde intervenções não são permitidas. Além disso, a estrutura foi erguida sobre costões rochosos ao lado da Avenida Niemeyer, prejudicando a paisagem natural e interferindo na beleza cênica da região.

A ação também contesta a alegação de interesse social da ciclovia, pois, de acordo com o MPF, a construção vai de encontro ao Plano Diretor do Município do Rio de Janeiro, que proíbe a edificação de obras públicas em determinadas áreas, como faixas de areia de praias. O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) considerou a construção ilegal por ter sido feita sem sua autorização.

Caso a Justiça não determine a demolição da ciclovia, o MPF solicita que a estrutura permaneça interditada até que um estudo de impacto ambiental seja realizado. A Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro informou que cumpriu todas as medidas solicitadas para reabrir a ciclovia com segurança e aguarda a decisão da Justiça Federal. A população aguarda ansiosamente por um desfecho definitivo dessa situação para poder usufruir do espaço de lazer de forma segura e sem problemas estruturais.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo