Empresários brasileiros são extrovertidos e otimistas, mas carecem de prudência e organização, aponta pesquisa da Febracis Escola de Negócios

Um estudo nacional realizado pela Febracis Escola de Negócios revelou que os empresários e empreendedores brasileiros possuem características marcantes em seu perfil comportamental. De acordo com a pesquisa, os empreendedores tendem a ser extrovertidos, otimistas e entusiasmados, porém, apresentam baixos níveis de prudência, paciência e organização. Isso sugere que os empreendedores brasileiros são mais imediatistas, impulsivos e ansiosos, de acordo com a análise realizada pela Febracis.

O levantamento contou com a participação de mais de 20 mil empresários de todas as regiões do país, os quais tiveram seus perfis coletados por meio da utilização do software CIS Assessment, que realiza análise comportamental. Os dados foram coletados ao longo de um período entre dezembro de 2016 e abril de 2023.

O estudo teve como objetivo principal compreender a maneira como os empreendedores se relacionam com seus colaboradores, parceiros e conduzem seus negócios, identificando características positivas e habilidades que podem ser desenvolvidas. Para isso, foi adotada a teoria DISC, de William Marston, que estabelece quatro tipos básicos de comportamentos: dominância, estabilidade, conformidade e influência.

Segundo a Febracis, a pesquisa apontou que a maioria dos empresários apresenta traços de dominância e influência, caracterizados por serem carismáticos, comunicativos e focados em objetivos. Esses perfis são menos propensos a dedicar atenção a detalhes, prudência, paciência e planejamento. O estudo também revelou que a maioria dos empreendedores se destaca na comunicação e tomada de decisão, demonstrando habilidades persuasivas e objetivas, porém, com menos enfoque em planejamento, organização e paciência.

Adicionalmente, a pesquisa investigou como esses profissionais lideram e orientam suas equipes, identificando quatro vertentes: executivo, motivador, metódico e sistemático. Os resultados apontaram que a maioria dos empreendedores são líderes motivadores e executivos, demonstrando proximidade, informalidade e foco no resultado em suas ações.

Dessa forma, a pesquisa da Febracis oferece insights valiosos sobre o perfil comportamental dos empresários brasileiros, destacando suas características e habilidades predominantes, bem como áreas que demandam maior desenvolvimento. A análise dos dados coletados oferece um panorama interessante sobre o empreendedorismo no Brasil e como as características dos líderes influenciam o modo como conduzem seus negócios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo