Obras de requalificação e pedestrianização da Rua do Lazer são adiadas para o final do ano, após revolta de comerciantes.

As obras de requalificação e pedestrianização da Rua Bernardo Guimarães, mais conhecida como Rua do Lazer, localizada no bairro da Boa Vista, foram adiadas para o final deste ano. A medida foi aprovada durante uma reunião conjunta realizada entre a Conviva – Feiras e Mercados do Recife, a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), Câmara Municipal do Recife e representantes dos 42 permissionários que operam os equipamentos de alimentação na via.

A Rua do Lazer faz parte do quarteirão que abriga o campus da Unicap e ao longo dos anos se tornou um ponto fixo de diversos restaurantes e estabelecimentos comerciais, recebendo também atividades universitárias como feiras e exposições. Mesmo sendo uma via exclusiva para pedestres, as calçadas não possuem nivelamento e o piso é feito de paralelepípedo, com buracos e desníveis, o que reduz a acessibilidade.

Inicialmente, a proposta de requalificação gerou revolta entre os comerciantes, pois teriam que deixar seus pontos de venda durante o período letivo, época de maior lucro. O projeto previa que eles saíssem até 15 de março para a realização das obras, programadas para durar oito meses. No entanto, após conversas entre as partes, ficou acordado que seria mais sensato adiar a obra devido ao período chuvoso e à movimentação na universidade em plena atividade letiva.

A requalificação prevista inclui um novo pavimento para a rua, nivelamento com os passeios e instalação de um novo sistema de iluminação no trecho que vai da Rua Bispo Cardoso Ayres até a Rua Afonso Pena. O diretor-presidente da Conviva ressaltou a importância dessa intervenção, que trará melhorias significativas para a acessibilidade e atratividade do local, além de oferecer novas estruturas definitivas aos permissionários da Rua do Lazer para operar seus comércios.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo