Ataque Mortal em Odessa deixa pelo menos 20 mortos e 70 feridos em cidade portuária no sul da Ucrânia.

Odessa, a grande cidade portuária localizada no sul da Ucrânia, às margens do Mar Negro, foi palco de um dos ataques mais mortais dos últimos dias, resultando na morte de ao menos 20 pessoas e deixando mais de 70 feridos, nesta sexta-feira (15). O presidente Volodimir Zelensky repudiou o “ataque infame” e denunciou que o segundo míssil atingiu a região no momento em que os socorristas e médicos estavam chegando ao local.

De acordo com informações do procurador-geral da Ucrânia, Andriy Kostin, o ataque deixou um saldo de 20 mortos e 73 feridos. Entre as vítimas fatais, estão moradores, um paramédico e um socorrista, conforme relatado pelo governador regional, Oleg Kiper.

Como forma de homenagear as vítimas, a Prefeitura decretou um dia de luto para o sábado (16). Este ataque em Odessa é um dos mais letais desde o início da invasão russa contra a ex-república soviética, há mais de dois anos. Aliás, um alto funcionário do governo ucraniano, Andrei Yermak, argumentou que o terror russo em Odessa é um sinal de fraqueza do inimigo, que está lutando contra os civis ucranianos.

Os ataques russos, supostamente realizados com mísseis balísticos Iskande vindos da Crimeia, danificaram a infraestrutura civil e provocaram incêndios na região. As equipes de resgate foram surpreendidas pelo segundo bombardeio, enquanto tentavam apagar o fogo, limpar os escombros e resgatar vítimas, resultando em cenas de caos e desespero.

A violência em Odessa nos últimos meses tem sido intensa, com uma série de ataques e bombardeios ocorrendo na cidade, que é uma importante rota para as exportações de cereais da Ucrânia. Este sangrento ataque coincide com o primeiro dia das eleições presidenciais na Rússia, onde o presidente Vladimir Putin, no poder há 24 anos, deve assegurar sua reeleição. A situação na região permanece tensa, com um clima de incerteza e medo pairando sobre Odessa e seus habitantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo