Falha no abastecimento de energia causa transtornos e atrasos nos voos do Aeroporto de Congonhas em São Paulo

Na tarde desta sexta-feira (15), o Aeroporto de Congonhas, localizado na capital paulista, teve suas operações de pouso e decolagem suspensas devido a um problema externo no abastecimento de energia que afetou a torre de controle. Como resultado, 28 voos que decolariam de Congonhas e 19 pousos tiveram que ser desviados para outros aeroportos, como Confins (MG), Galeão (RJ) e Viracopos (SP), conforme informado pela Força Aérea Brasileira (FAB).

A concessionária Aena, responsável pela administração do aeroporto, explicou que todas as operações foram suspensas até que a energia fosse restabelecida. Durante esse período de interrupção, a empresa relatou 14 cancelamentos de voos, 25 decolagens canceladas e 13 voos redirecionados para outras localidades.

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) da FAB indicou que o problema teve início às 13h59, devido a um incêndio na linha de transmissão próxima ao aeroporto. Isso resultou em problemas de comunicação na torre de controle, levando a FAB a realocar os voos programados para Congonhas para outros aeroportos.

A energia só foi completamente restabelecida nas proximidades do aeroporto por volta das 15h46, permitindo a retomada das operações, embora a Torre de Controle só tenha voltado a operar com energia comercial às 15h59.

As companhias aéreas Latam, Azul e Gol afirmaram que tiveram voos remanejados ou cancelados devido a essa situação inesperada e que estão prestando assistência aos passageiros impactados. A Enel Distribuição São Paulo, concessionária de energia, declarou que a causa do problema será investigada.

Os passageiros com voos marcados para Congonhas foram aconselhados a entrar em contato com as companhias aéreas para verificar a situação dos voos e possíveis reacomodações. A situação, apesar de ter sido resolvida, causou transtornos e afetou a rotina dos passageiros e das empresas aéreas envolvidas no incidente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo