Papa Francisco lança autobiografia e descarta renúncia apesar de problemas de saúde

O Papa Francisco surpreendeu a todos ao afirmar que não tem motivos para renunciar, mesmo diante de seu estado de saúde debilitado. Em sua autobiografia intitulada “Vida: Minha história na História”, que será lançada em breve pela editora HarperCollins, o Pontífice revela detalhes íntimos de seus 87 anos de vida.

Afetado por questões de saúde, como uma cirurgia abdominal em 2023 e frequentes problemas respiratórios, o Papa Francisco destaca que a renúncia é uma possibilidade remota, reservada apenas para situações de “grave impedimento físico”. Mesmo com esses desafios, o jesuíta mantém um ritmo acelerado em suas atividades em Roma e planeja uma viagem à Ásia ainda este ano.

As 350 páginas do livro revelam detalhes nunca antes divulgados sobre a vida de Jorge Mario Bergoglio. O Papa Sul-Americano fala sobre seus primeiros amores, incluindo uma breve paixão adolescente, e faz uma reflexão sobre a ditadura militar na Argentina e as acusações que enfrentou em relação ao seu papel durante aquele período conturbado.

Além disso, há um capítulo dedicado ao futebol, uma paixão do Papa, com destaque para sua emoção ao assistir o jogador Maradona na Copa do Mundo de 1986. Em meio a todas essas revelações, o Papa Francisco também aborda recentes polêmicas, como a bênção de casais homossexuais e as críticas sobre suas reformas na Igreja.

Apesar das adversidades e das controvérsias, o Papa Francisco demonstra firmeza em seu propósito de liderança e segue firme em sua missão. Sua autobiografia certamente trará novos insights sobre a vida e os desafios enfrentados por um dos líderes religiosos mais carismáticos da atualidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo