Projeto que limita remoção de conteúdos nas redes sociais está em pauta na Comissão de Comunicação e Direito Digital

A Comissão de Comunicação e Direito Digital (CCDD) está com uma reunião agendada para quarta-feira (20), às 9h30, com uma extensa pauta de 18 itens para serem discutidos. Um dos principais temas em destaque é o projeto do senador Jorge Seif (PL-SC) que propõe limitar a remoção de conteúdos publicados nas redes sociais. O PL 592/2023 traz novas regras para a moderação de conteúdos nas plataformas virtuais, estabelecendo garantias aos usuários e dificultando a remoção de publicações ou a suspensão de contas.

Uma das mudanças propostas pelo projeto é equiparar a personalidade civil à existência da pessoa no ambiente digital. Isso significa que o indivíduo passa a ter sua identidade reconhecida na internet e o direito à existência nas diversas comunidades virtuais, redes sociais e outros meios digitais de comunicação, sendo vedado o anonimato.

O projeto foi elaborado a partir da Medida Provisória (MP) 1.068/2021, conhecida como MP das Fake News, que foi devolvida ao Executivo pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, por considerar suas previsões contrárias à Constituição. O relator do projeto, senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS), defende a proposta argumentando que as regras atuais do Marco Civil da Internet são insuficientes e prejudicam a liberdade de expressão no ambiente virtual.

Caso seja aprovado na CCDD, o projeto seguirá para análise da Comissão de Direitos Humanos (CDH) e, posteriormente, para a Comissão de Defesa da Democracia (CDD), onde tramitará em decisão terminativa.

Além do projeto de lei, a comissão também votará uma série de projetos de autorização para o funcionamento de rádios, como a renovação da autorização para execução de serviço de radiodifusão comunitária em Panambi (RS). Também estão previstos pedidos de audiências públicas para debater temas relevantes como a proteção de crianças e adolescentes em ambientes digitais e direitos trabalhistas para trabalhadores por aplicativo.

Diante da diversidade de pautas a serem discutidas, a expectativa é de um encontro bastante produtivo e de grandes debates em torno das questões digitais e de comunicação.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo