Ataques ucranianos levam ao fechamento de escolas e centros comerciais em Belgorod durante eleições presidenciais na Rússia.

As autoridades da cidade fronteiriça russa de Belgorod anunciaram neste sábado o fechamento de escolas e centros comerciais devido ao aumento dos ataques ucranianos, que se intensificaram nos últimos dias em meio às eleições presidenciais da Rússia. O governador regional Vyacheslav Gladkov, por meio das redes sociais, comunicou a decisão de fechar os estabelecimentos no domingo e segunda-feira, incluindo também o fechamento das escolas na segunda e terça-feira da próxima semana.

Na Rússia, pelo menos 13 pessoas foram detidas por vandalismo em seções eleitorais na sexta-feira, primeiro dia das eleições. Os incidentes ocorreram principalmente em seções eleitorais em Moscou, Voronej, no sul da Rússia, e na região de Carachai-Circássia, no norte do Cáucaso. A Comissão Eleitoral Central afirmou que 35,4% dos eleitores já haviam depositado seus votos, seja por papel ou de forma eletrônica, sendo que o presidente Vladimir Putin também votou de forma eletrônica.

Ainda não está claro se os atos de vandalismo foram protestos contra Putin, que deve garantir mais um mandato e permanecer no cargo até 2030. Os ataques ucranianos também geraram uma atmosfera de tensão na região de Belgorod, levando ao fechamento das escolas e centros comerciais como forma de precaução diante da situação atual.

Diante desse cenário, a população se vê afetada tanto pelos ataques ucranianos quanto pela instabilidade política gerada pelas eleições presidenciais na Rússia. A expectativa é de que a situação se acalme à medida que as autoridades tomam medidas para garantir a segurança da população local.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo