Cultura popular pernambucana é homenageada com títulos de Notório Saber pela UPE em evento público e gratuito no Recife

Na Universidade de Pernambuco (UPE), a terceira edição da entrega dos títulos de Notório Saber em Cultura Popular está prestes a acontecer, homenageando 13 mestres e mestras da cultura popular pernambucana. Dentre os homenageados, seis são reconhecidos como Patrimônios Vivos do Estado, título concedido pelo Governo do Estado. A solenidade de entrega dos títulos ocorrerá no dia 23 de abril deste ano, a partir das 10h, no Auditório Célio Lemos da Faculdade de Administração e Direito da UPE, com entrada gratuita.

A escolha dos agraciados foi deliberada pelo Conselho Universitário da UPE, que homologou o resultado da avaliação dos processos submetidos ao edital coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). As inscrições foram feitas de forma independente ou através da Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe).

Alguns dos Patrimônios Vivos do Estado que receberão o título de Notório Saber em Cultura Popular da UPE são Mágico Alakazam, Claudionor Germano, Jota Michiles, Mãe Dora, Mestre Calú e Tata Raminho de Oxossi. Além deles, outros mestres e mestras como José Constantino, Nicinha, Socorro Rodrigues, Fabiano Santos, Zuza de Tracunhaém, Fernando Zacarias e Zito Farias também serão homenageados.

A iniciativa visa reconhecer a importância social dos mestres e mestras, ampliando suas oportunidades de parcerias com instituições formais e não formais de ensino, bem como incentivando a participação dos Patrimônios Vivos em processos de formação de estudantes, integrando a cultura popular ao ambiente universitário.

Além da entrega dos títulos de Notório Saber em Cultura Popular, a UPE decidiu conceder uma menção honrosa (in memoriam) ao jornalista Leonardo Antônio Dantas da Silva, falecido em novembro de 2023, que também era reconhecido como Patrimônio Vivo do Estado.

Essa iniciativa faz parte do esforço da UPE em promover e valorizar a cultura popular pernambucana, reconhecendo o conhecimento e a trajetória dos mestres e mestras que contribuem para a preservação e divulgação das tradições locais. A entrega dos títulos é um reconhecimento do comprometimento desses artistas com a cultura e a identidade do estado de Pernambuco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo