Recife lança programa ‘Atende em Casa’ para acompanhar pacientes com dengue e evitar agravamentos da doença

O município do Recife está implementando uma iniciativa inovadora para acompanhar de perto os cidadãos que apresentem quadros suspeitos ou confirmados de dengue. Através do programa “Atende em Casa”, os pacientes terão a comodidade de receber acompanhamento contínuo por meio de ligação ou videochamada de médicos e enfermeiros, visando evitar agravamentos da doença.

O lançamento do projeto ocorreu ontem (18), na sede da Saúde Digital do Recife, localizada no Cais do Apolo, onde os profissionais responsáveis pelo monitoramento dos pacientes estarão realizando os atendimentos remotos. A secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, destacou a importância do acompanhamento ativo, especialmente para grupos de risco como idosos, gestantes, crianças e pessoas com comorbidades, durante o evento de lançamento.

Para receber o acompanhamento, os pacientes não precisam acessar nenhum canal específico, basta manter o contato atualizado junto ao Conecta Recife ou na unidade de saúde onde buscarem atendimento. Caso haja necessidade de assistência presencial, os pacientes serão encaminhados para unidades adequadas. A iniciativa conta com 23 profissionais, entre médicos e enfermeiros, que estarão disponíveis de segunda a sexta, das 7h às 19h.

O sistema, desenvolvido durante a pandemia de Covid-19, utiliza a estrutura base do “Atende em Casa” para realizar esses atendimentos médicos de forma remota. Os registros dos atendimentos serão feitos no prontuário eletrônico utilizado nas unidades básicas de saúde, podendo ser acompanhados pelos usuários no Minha Saúde Conectada e pelos profissionais no Prontuário em Rede.

De acordo com o Boletim Epidemiológico da Sesau, desde o início do ano até a primeira semana de março, já foram registrados 1.178 casos suspeitos de arboviroses, sendo 875 casos de dengue. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, houve um aumento significativo de casos notificados e prováveis de arboviroses. A iniciativa visa justamente combater esses números e proporcionar um acompanhamento mais eficiente aos pacientes, reduzindo assim os índices de agravamento da doença no município do Recife.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo