Empreendedorismo feminino em destaque: Rio de Janeiro lidera o número de mulheres à frente de negócios no Brasil, aponta relatório.

O Rio de Janeiro se destaca como o estado com o maior número de mulheres à frente de negócios em todo o Brasil, conforme apontado pelo recém-lançado Diagnóstico do Empreendedorismo Feminino. O estudo, elaborado pela Secretaria da Mulher e apresentado no Palácio Guanabara, visa promover a autonomia econômica das mulheres fluminenses, estimulando a abertura de novas empresas e fortalecendo o empreendedorismo feminino.

De acordo com os dados revelados, 941 mil mulheres no Rio de Janeiro estão no comando de empreendimentos, representando 38% dos negócios do estado, acima da média nacional de 34%. A maioria dessas empreendedoras tem entre 35 e 44 anos, atua principalmente no setor de serviços, se autodeclara negra e é a principal provedora financeira de seus lares.

Um aspecto importante destacado pelo relatório é que 85% dos negócios registrados com CNPJ liderados por mulheres são empreendedoras individuais. Além disso, 9% empregam de um a cinco funcionários e 66% operam de forma informal. Essas informações são cruciais para o fortalecimento de políticas públicas já em execução desde a criação da Secretaria de Estado da Mulher.

Durante o evento de lançamento, o governador Cláudio Castro deu posse a 30 mulheres que compõem o Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino, presidido pela secretária da Mulher, Heloisa Aguiar. Castro ressaltou a importância do empreendedorismo como uma ferramenta de transformação profissional, econômica, social e pessoal na vida das mulheres, enfatizando a necessidade de políticas públicas consistentes e duradouras.

Heloisa Aguiar, por sua vez, destacou que o Diagnóstico é fruto de um esforço iniciado em novembro, durante o Mês Estadual da Mulher Empreendedora, e reúne pela primeira vez um panorama completo das mulheres empreendedoras do estado. O objetivo é construir uma política pública avançada e inovadora, servindo como exemplo para todo o país.

O Conselho Estadual do Empreendedorismo Feminino, formado por membros que atuarão por dois anos, será um órgão consultivo fundamental para assessorar a Secretaria da Mulher na promoção de políticas e diretrizes direcionadas ao desenvolvimento do empreendedorismo feminino. Com essas iniciativas, o Rio de Janeiro consolida sua posição como um ambiente propício para o crescimento e a valorização das mulheres empreendedoras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo