Repórter Recife – PE – Brasil

Presidente Lula sanciona lei que institui Dia Nacional do Cirurgião Oncológico em 17 de julho em homenagem aos especialistas.

Na última quinta-feira (21), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a Lei 14.827, de 2024, que institui o Dia Nacional do Cirurgião Oncológico a ser comemorado anualmente em 17 de julho. A lei, publicada no Diário Oficial da União, é fruto do Projeto de Lei 5.543/2020, de autoria do deputado Dr. Frederico (Patriota-MG) e teve como relator no Senado o senador Dr. Hiran (PP-RR), que possui formação médica.

De acordo com a nova legislação, a data será dedicada a homenagear os especialistas em cirurgia oncológica e promover campanhas de conscientização sobre a prevenção de diferentes tipos de câncer. O dia 17 de julho foi escolhido por coincidir com a data em que o Conselho Federal de Medicina reconheceu a especialidade da cirurgia oncológica em 2017 e determinou que estes profissionais passem por um programa de especialização de três anos.

O senador Dr. Hiran destacou dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) que apontam que mais de 73 mil mulheres serão diagnosticadas com câncer de mama no Brasil até 2025, assim como a estimativa de aproximadamente 71 mil novos casos de câncer de próstata no mesmo período. O parlamentar ressaltou ainda um estudo da revista científica britânica The Lancet que revelou que 80% dos 15,2 milhões de casos de câncer registrados em todo o mundo em 2015 necessitaram de intervenção cirúrgica, destacando a importância da cirurgia, quimioterapia e radioterapia como pilares fundamentais no tratamento oncológico.

A criação do Dia Nacional do Cirurgião Oncológico representa um reconhecimento da importância desses profissionais no combate ao câncer e na promoção da saúde da população. A partir de agora, a data será uma oportunidade para celebrar e valorizar o trabalho dos cirurgiões oncologistas, além de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer.

Sair da versão mobile