Rio de Janeiro se mobiliza para enfrentar chuvas intensas com decreto de ponto facultativo e ação das autoridades estaduais e municipais

O estado do Rio de Janeiro está em alerta devido à previsão de chuvas fortes que devem atingir a região entre esta quinta-feira (21) e o domingo (24). O governador Cláudio Castro decretou ponto facultativo para esta sexta-feira (22) com o objetivo de se preparar para os possíveis impactos do temporal. Além disso, o Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa também suspenderão seus trabalhos amanhã.

Diante da situação, Cláudio Castro anunciou medidas especiais para lidar com as chuvas. O Corpo de Bombeiros cancelou folgas e convocou 2 mil homens extras por dia, somando um total de 4 mil agentes entre o Segurança Presente e a Lei Seca. A Polícia Militar e a Polícia Civil também estarão em prontidão, especialmente nas áreas de maior risco.

As secretarias estaduais de Infraestrutura, Cidades, Agricultura e Meio Ambiente estão preparadas com maquinário para o socorro rápido, caso necessário. Além disso, as secretarias de Saúde e de Assistência Social disponibilizarão estruturas e materiais de acolhimento à população em caso de necessidade.

A prefeitura do Rio de Janeiro, através do prefeito Eduardo Paes, também emitiu recomendações para os moradores. Paes solicitou que a população permaneça em casa e recolha o lixo para dentro de suas residências durante as chuvas. Ele alertou sobre os perigos do deslocamento em situações extremas e enfatizou o monitoramento constante da situação, com possíveis medidas mais drásticas caso a situação se agrave.

Além disso, o Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro está acompanhando as ações do Poder Público diante da previsão de chuvas fortes na Região Serrana. As promotorias de Justiça em Petrópolis, Nova Friburgo e Teresópolis estão em contato com as secretarias municipais para garantir a preparação e assistência necessárias em caso de intercorrências.

Com diversas medidas e mobilizações especiais em andamento, as autoridades estão trabalhando para minimizar os impactos das chuvas e garantir a segurança da população do estado do Rio de Janeiro.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo