Número de roubos em São Paulo atinge menor índice histórico em fevereiro, revela Secretaria de Segurança Pública. Aumento de latrocínios preocupa.

No mês de fevereiro, o estado de São Paulo apresentou um cenário promissor em relação à segurança pública, com a menor quantidade de roubos registrada na série histórica para o mês. De acordo com as estatísticas criminais divulgadas pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) nesta segunda-feira (25), foram contabilizadas 16.455 ocorrências de roubos, representando uma redução de 10,7% em comparação com o mesmo período do ano anterior. Esse resultado marca a 11ª queda consecutiva desse indicador no estado.

Além disso, houve uma diminuição nos casos de homicídios dolosos, que passaram de 222 ocorrências no ano passado para 216 neste ano, e no total de estupros, que caiu de 1.110 casos para 995 registros. É importante ressaltar que, nos últimos sete meses, esta foi a primeira vez que houve uma redução no número de estupros em São Paulo.

A secretaria também destacou que os índices de estupros diminuíram tanto na capital paulista quanto na região metropolitana e no interior do estado. Em São Paulo, por exemplo, os casos caíram de 263 para 220, representando uma redução de 16,3%, enquanto na Grande São Paulo a queda foi de 20,2%, com 170 ocorrências registradas.

Apesar dos avanços na redução de alguns crimes, as estatísticas revelaram um aumento no número de latrocínios, que subiram de 11 ocorrências no ano passado para 16 em fevereiro deste ano, e de furtos em geral, que cresceram 2,4% no período, totalizando 45.042 casos.

A SSP ressaltou que a queda nos índices de estupros representa um importante avanço, mas reconheceu a existência de subnotificações e reiterou o compromisso do estado em fortalecer a confiança das vítimas nos órgãos públicos para que denunciem os agressores, contando com uma extensa rede de apoio para acolher as vítimas e investigar os suspeitos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo