TJPE condena cinco pessoas pelo transporte da maior carga de cocaína já apreendida na costa brasileira em julgamento histórico

A Justiça Federal de Pernambuco condenou cinco pessoas pela prática de tráfico internacional de drogas, em um caso que resultou na maior apreensão de cocaína já registrada no litoral brasileiro. Os condenados são Manoel Pedro Vicente Filho, Luciano Costa de Paula, Marcelo Bernardino da Silva, Pedro Paulo Andrietti e Robson Querino Araújo.

O grupo foi preso em flagrante em 19 de setembro de 2023, quando foi interceptado à deriva por autoridades policiais e da Marinha do Brasil. Eles transportavam 3.620 kg de cocaína a bordo da lancha “Palmares I”, que tinha seu motor e documentação adulterados.

Na sentença proferida no dia 25 de março de 2024, ficou comprovado que cada um dos envolvidos tinha uma função específica na operação. Manoel Pedro Vicente Filho, considerado o líder do grupo, recebeu a maior pena, de 17 anos e 6 meses de reclusão, enquanto os outros foram condenados a 14 anos de reclusão. Todos permanecem presos preventivamente.

Os acusados planejavam uma rota de navegação que incluía paradas em cidades portuárias do Brasil e, posteriormente, seguir para a Libéria, na África, com o objetivo de facilitar o escoamento da droga para a Europa. Apesar disso, eles foram absolvidos da acusação de associação para o tráfico, uma vez que não houve provas de que a aliança tenha sido utilizada para a prática de outros crimes além do tráfico de drogas.

O caso representa um golpe contra o tráfico internacional de entorpecentes, demonstrando a eficácia das forças de segurança na repressão a atividades criminosas desse tipo. A condenação dos envolvidos serve como exemplo da severidade da Justiça perante crimes dessa natureza, reforçando a mensagem de que o Brasil não tolera o tráfico de drogas em suas fronteiras.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo