Presidente da França, Emmanuel Macron, visita o Senado para discutir acordo comercial com o Brasil e instalação de Grupo Parlamentar Brasil-França.

O presidente da França, Emmanuel Macron, desembarcou no Brasil nesta quarta-feira (27) para uma visita oficial que inclui passagens por Belém, Itaguaí, Brasília e São Paulo. Um dos pontos altos da agenda é a sua recepção no Senado Federal, onde será recebido pelo presidente da Casa, Rodrigo Pacheco, no Salão Nobre, a partir das 15h.

Um dos temas mais aguardados na pauta do encontro entre Macron e autoridades brasileiras é o acordo comercial entre a União Europeia e o Mercosul. Após 20 anos de negociações, os termos do acordo foram finalizados em 2019, mas até o momento não foi ratificado pela União Europeia, sendo que a França já se posicionou contra em diversas ocasiões.

Além da visita ao Senado, a ocasião marcará a instalação do Grupo Parlamentar Brasil-França (GPFRANCA), que tem por objetivo incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre os Poderes Legislativos dos dois países. O grupo também visa contribuir para a análise e solução de problemas comuns.

A estadia do presidente francês no país faz parte de uma programação oficial que envolve outros compromissos, como o lançamento de um plano de economia sustentável para a Região Amazônica, em parceria com o presidente brasileiro. O plano busca arrecadar mais de R$ 5 bilhões de investimento público e privado nos próximos quatro anos, a serem aplicados em projetos na Amazônia Legal e na Guiana Francesa, visando a preservação ambiental e o desenvolvimento sustentável da região.

Maiores detalhes sobre a visita, as reuniões e os acordos firmados durante a estadia de Macron no Brasil serão divulgados assim que disponibilizados pelas autoridades competentes. A chegada do presidente francês ao Senado Federal vem sendo aguardada com expectativa e promete consolidar importantes avanços nas relações Brasil-França.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo