Região Metropolitana do Recife e Zonas da Mata de Pernambuco em Estado de Atenção devido à Previsão de Fortes Chuvas

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um comunicado no início da noite desta sexta-feira (29) informando que a Região Metropolitana do Recife (RMR) e as Zonas da Mata Norte e Sul de Pernambuco estão em estado de atenção devido à possibilidade de chuvas entre fortes e moderadas nas regiões durante a noite de sexta e a manhã de sábado (30).

Segundo a Apac, as condições atmosféricas indicam que a instabilidade provocada pelo fenômeno meteorológico Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) deverá favorecer a ocorrência de chuvas nessas áreas. O estado de atenção é o segundo na escala da Apac, precedido pelo estado de observação e seguido pelo estado de alerta.

O comunicado alerta para a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical, o que pode resultar na ocorrência de raios, trovões e ventos fortes nessas regiões. Parte do sistema já provocou chuva de forma isolada na Mata Norte durante esta sexta-feira. O estado de atenção permanecerá durante a noite e manhã de sábado, tanto na RMR quanto na Zona da Mata Sul.

Para o Agreste, a Apac definiu o nível de observação, com previsão de chuvas dentro da média esperada para o período do ano. A população dessas regiões deve ficar atenta e seguir as orientações dos órgãos competentes para garantir a segurança e evitar transtornos causados pelas condições climáticas adversas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo